29/04/2019
Na hora de realizar o “sonho da casa própria” é preciso avaliar o que vale mais a pena, comprar ou construir. Se você não tem tempo para o processo de projeto e construção, ou prefere morar em apartamento, o ideal é um imóvel pronto. Se houver tempo para o projeto, os procedimentos legais e a construção, e a opção for por imóveis independentes, construir pode ser uma ótima ideia.
Construir uma casa pode parecer uma missão bem trabalhosa, mas no final, você terá um espaço com a sua cara, pensado especialmente pra suas necessidades.
Se decidir pela construção, seguem algumas dicas:
Já possui um terreno?
Se sim, vá para a próxima dica. Não possui?
Fique atento: o ideal é que o valor do terreno não ultrapasse 30% do montante que se planeja gastar; é importante olhar o zoneamento do terreno para conhecer o tipo de uso do solo permitido; conferir a documentação; verificar se possui alguma árvore nativa, cuja remoção seja proibida; e avaliar sua topografia, pode ser preciso fazer terraplanagem, ou limpeza de terreno, isso é algo que costuma elevar o preço da obra.
Hora de elaborar o projeto, nele o desenho final da sua casa será feito, além de constar todas as especificações técnicas necessárias. É importante contratar profissionais (arquiteto, engenheiro, técnico em edificações) e elaborar, em conjunto, os projetos elétrico e hidráulico.
Antes de dar início à construção, é preciso montar um cronograma de custos e prazos. Também é preciso conseguir um alvará na prefeitura para a execução da obra, e contratar a mão de obra. Uma boa alternativa é optar pela contratação de um empreiteiro ou engenheiro que gerencie a obra. A presença de um profissional qualificado pode evitar problemas futuros como rachaduras ou afundamentos, além de evitar o desperdício ou uso incorreto de materiais. Temos parceria com empreiteiras e construtoras qualificadas para executar a obra da casa dos seus sonhos, sem que você se preocupe.
Se, ao invés de contratar um empreiteiro você preferir contratar os pedreiros diretamente, não se esqueça de recolher o INSS dos profissionais. Caso não recolha, você será obrigado a pagar tudo de uma só vez, na prefeitura, ao solicitar o Habite-se.
Entenda como funciona o financiamento para Construção
Construção em terreno próprio:
O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária. A taxa de juros é a partir de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta.
Vale a pena conferir...
• Famílias com renda bruta mensal até R$ 3.600,00 possuem descontos especiais.
• Até 35 anos para pagar e possibilidade de financiamento de até 80% da obra.
• O FGTS pode ser usado como parte do pagamento.
Aquisição de terreno e construção residencial e comercial - SBPE:
A carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) utiliza recursos próprios para facilitar aos clientes a aquisição de imóveis, você pode comprar seu terreno para construir (imóvel residencial ou comercial) com até 35 anos para pagar.
Nesta opção, você pode possuir outros imóveis em seu nome, não há limite de renda e o financiamento pode ser feito dentro ou fora do Sistema Financeiro de Habitação.
• Até 35 anos para pagar e possibilidade de financiamento de até 80% da obra, se residencial e 50%, se comercial.
• Servidores públicos e clientes Caixa contam com vantagens exclusivas.
Escolha o terreno, a planta e comece agora mesmo a construir seu sonho! Para facilitar utilize o simulador, veja a opção que melhor se encaixa ao seu bolso e mãos à obra!
sobre nós
Telefone: (16) 3203-1007 Escritório/ WhatsApp
Celular: (16) 9.9408-5790 WhatsApp
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 8:30 à 12:00 13:30 às 17:00hrs
E-mail: grupodecall.rb@outolook.com
www.grupodecallimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.